Claraboia 1 csillagozás

José Saramago: Claraboia

Vigyázat! Cselekményleírást tartalmaz.

A ​ação do romance localiza-se em Lisboa em meados do século XX. Num prédio existente numa zona popular não identificada de Lisboa vivem seis famílias: um sapateiro com a respetiva mulher e um caixeiro-viajante casado com uma galega e o respetivo filho – nos dois apartamentos do rés do chão; um empregado da tipografia de um jornal e a respetiva mulher e uma „mulher por conta” no 1º andar; uma família de quatro mulheres (duas irmãs e as duas filhas de uma delas) e, em frente, no 2º andar, um empregado de escritório a mulher e a respetiva filha no início da idade adulta.

O romance começa com uma conversa matinal entre o sapateiro do rés do chão, Silvestre, e a mulher, Mariana, sobre se lhes seria conveniente e útil alugar um quarto que têm livre para daí obter algum rendimento. A conversa decorre, o dia vai nascendo, a vida no prédio recomeça e o romance avança revelando ao leitor as vidas daquelas seis famílias da pequena burguesia lisboeta: os seus dramas pessoais e… (tovább)

Eredeti megjelenés éve: 2011

Caminho, Lisboa, 2011
398 oldal · ISBN: 9789722124416

Várólistára tette 1

José Saramago: Claraboia

Szerintem minden Saramago-fan tud mindent a könyvről: 1953-ban írta, az első regénye lett volna, de a kiadó visszadobta, utána pedig a ’80-as években ő nem volt hajlandó publikálni, azt mondta, hogy a haláláig nem is szándékozik. Vannak benne Saramago-ságok, bár itt egy mondat sem éri el az oldalas terjedelmet, de a beszélgetések már rá jellemzőek, talán egy kicsit néha még szájbarágósabbak. A témaválasztása azért az ötvenes években nem véletlen, hogy annyira nem aratott sikert a nagy vallásos-diktátor Salazar ideje alatt, bár azért egy-két dologtól biztos elkerekedik még a mai olvasó szeme is…

Caminho, Lisboa, 2011
398 oldal · ISBN: 9789722124416

peters>!

Por isso, nada mais que sentimentos gelados e olhos distantes preenchiam o vácuo das horas passadas em comum.

XVIII.

peters>!

Não há dúvida de que, assim como os animais domésticos — o cão e o gato, pelo menos — refletem o temperamento e o caráter dos donos, também os móveis e os objetos mais insignificantes de uma casa refletem alguma coisa da vida dos seus proprietários.

XXI.

peters>!

«Talvez a compreensão… Mas a compreensão é uma palavra, apenas. Ninguém pode compreender outrem, se não for esse outrem. E ninguém pode ser, ao mesmo tempo, outrem de si mesmo.»

XXI.

peters>!

Quase chegou a lamentar ter perdido tão depressa o hábito de a beijar ao entrar e sair de casa, só para o poder fazer agora.

XXIV.

peters>!

Foi ao ponto de acariciar o gato, o que, para o animal, foi a maior das surpresas.

XXIV.